Pular para o conteúdo principal

PAUSAS


Pausas.

Tão necessárias e tão subestimadas...

Em janeiro, após uma maratona de final de ano, que começou em setembro e foi até meados de dezembro/22, joguei a toalha e pedi arrego.

Parei com todas as atividades paralelas, estudos, cursos, redes sociais. Minha meta era passar janeiro "descansando". Descansando entre aspas porque o trabalho formal, materno e residencial não dão folga.

Nunca!

Como fui tola e ingênua... nem em fevereiro consegui voltar. Me conformei e planejei voltar com tudo em março... iludida!!!

Amores, não dá para forçar o nosso corpo, nossa mente, nosso emocional indefinidamente.
Uma hora, o corpo grita.
BERRA ALTOOOO. 

E foi o que aconteceu...

Em março, retomei minhas atividades e, no final do mês, comecei a ficar doente.
Um resfriado meio tímido, em seguida, uma tosse absurda.
Óbvio que não dei importância, afinal tinha "descansado" por 2 longos meses... (aqui estou fazendo cara de ironia).

Deu ruim, né, minha gente. 

De lá para cá foram semanas de remédios, antibióticos, xaropes e muita reflexão...

Por que motivo não respeito meus limites?
Por que não aceito que não é saudável ter uma rotina de 18 horas de trabalho? 
Por que não priorizo minha saúde mental, emocional e física?

Por que? Por que? Por que?

A resposta é simples. Sempre foi muito simples.

Somos ensinadas desde cedo a dar conta. A sermos mulheres maravilha.
Ser auto suficiente e independente é o auge do sucesso.... 

Ir contra essa doutrina é difícil e dolorido. Precisamos quebrar um monte de crenças, expectativas e cobranças que nos são impostas desde criança.

Eu precisei parar. Eu precisei aceitar que precisava parar. 

Eu precisei aprender a gostar de pausas. Eu precisei pausar.

Foi me olhando, me conhecendo, me priorizando e me amando que consegui me dar todas as pausas necessárias.

Pausas verdadeiras. Pausas sem auto cobranças. Pausas sem auto punição, sem remorço e, principalmente, pausas sem culpas. 

Estou hoje em constante pausa e, vez ou outra, me dou ao luxo de extrapolar.

Mas só por diversão. Nunca mais por obrigação.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E SE...?

 Já aconteceu de você querer muito uma "coisa" e essa "coisa" literalmente cair no seu colo? Ou você ouvir sobre algo que não conhecia e, de repente, por todo canto você ouve ou vê sobre aquele algo? O que você pensa sobre isso? Coincidência? Destino? Sobrenatural? Universo/Deus te mandando recado? Magia? rsrs Então, lembra daquela história de que tudo é energia, somos todos feitos da mesma energia? E onde colocamos nossa atenção e foco, colocamos nossa energia e atraímos mais daquilo? Não vou aqui entrar na discussão se é certo ou errado, verdade ou mentira, mas quero te fazer uma provocação...  Se você tivesse plena certeza e convicção que isso é mesmo uma realidade, o que você mudaria agora, neste instante, no seu modo de ser, agir, pensar e falar?  Lembra... nessa realidade paralela, tudo aquilo onde você coloca sua atenção e foco, você atrai mais para sua vida. Será que em algum momento você reclamaria de algo ou se lembraria que aquilo está acontecendo porque ...

TEMPO TEMPO TEMPO...

ALYNE, COMO VOCÊ CONSEGUE? Essa é a pergunta TOP ONE da minha vida!  Minha resposta padrão sempre foi... "Não sei. Nem paro para pensar nisso." O resultado?! Exaustão, insatisfação generalizada, baixa auto estima, tristeza, sensação de fracasso, vazio... e a lista continua. Mas nada é para sempre e, um belo dia, algumas perguntas começam a surgir: QUANTO TEMPO VOCÊ DEDICA A SI MESMA POR DIA? E POR SEMANA? VOCÊ DEDICA ALGUM TEMPO PARA VOCÊ MESMA EM ALGUM MOMENTO? PORQUE VOCÊ ARRUMA TEMPO PARA TUDO E TODOS, MAS NUNCA TEM TEMPO PARA VOCÊ? Amigos, vou confessar, não é fácil pra ninguém responder a esse interrogatório da mente e comigo não foi diferente... O desespero bate forte!!! Como nada é por acaso, decidi descobrir as respostas certas para cada uma dessas perguntas e o resultado foi surpreendente.  Constatei que nós não nos conhecemos o suficiente, ou pelo menos, não nos damos o devido crédito.  O primeiro motivo disso ocorrer é o fato de estarmos sempre mudando, evoluin...

CÉU TENSO?

A semana por aqui foi tensa.  Sabe quando a energia do ar está pesada? Desse jeito! Massss... como tudo na vida, o momento "jamanta" está indo e, aquele conforto de tudo estar se ajeitando, começando a tomar conta.  Obviamente que os planos e ideias recomeçam a ferver fortemente na cabeça. E junto vem aquela vontade de fazer tudo ao mesmo tempo...rsrs... será que é ansiedade?! Nessas últimas semanas, fiz 3 cursos e estou com o 4o em andamento.  Um mais maravilhoso que o outro... e o mais engraçado é que nunca fui muito de me dedicar aos estudos, sabe? Mas com as terapias é diferente. Eu tenho vontade de estudar o tempo todo. Estou com uma pilha de livros em leitura... cada hora pego um para estudar... é uma vontade de aprender, conhecer, auto conhecer, crescer... nem sei traduzir em palavras. Só sei que é muito bom todo esse aprendizado. Me sinto maior, como se a cada conhecimento eu me expandisse, absorvendo todo esse saber que está aí disponível para quem quiser. Enfim,...